Contactar-me
Gare de Porto

SEO: melhorar a visibilidade online

Existem duas formas de estar presente nos resultados do Google: pagando, ou gratuitamente, de forma “orgânica”. O SEO é a arte de melhorar o desempenho de um site nos resultados “gratuitos”.

O que é preciso para ter mais visitas no nosso site?

  1. Conhecer as palavras pesquisadas no Google que fazem sentido para o nosso negócio
  2. Ter produtos e conteúdos optimizados que respondam às pesquisas
  3. Ter um site tecnicamente adequado
  4. Ter uma boa reputação online

Estes são os quatro pilares de uma boa optimização para motores de pesquisa. Para conseguirmos trabalhar em cada um destes pilares, o meu método é simples, mas exigente.

Auditoria digital

Em primeiro lugar, é essencial começar por conhecer o nosso próprio site, o nosso próprio negócio. Vamos identificar as necessidades técnicas e as necessidades de conteúdos.

Estratégia digital

Com uma visão clara do existente, podemos definir o rumo a tomar e delinear os grandes eixos de optimização.

Implementação digital

As recomendações são baseadas na realidade do cliente, e sempre acompanhadas para que seja correctamente aplicadas.

Reporting digital

A avaliação constante dos resultados vai permitir-nos adequar o nosso trabalho, ver o que funcionou, o que não está ainda a resultar. Só assim é que se pode pilotar uma campanha de marketing digital.

O acompanhamento do cliente durante todo o processo de implementação das recomendações SEO é fundamental, o cliente não se podendo dar ao luxo de um erro de implementação ou de estratégias a curto prazo.

Os resultados não aparecem de um dia para o outro, o Google podendo levar meses até tomar em conta os nossos melhoramentos. Isto quando utilizamos uma estratégia conhecida no meio por “white hat“, ou seja, que jogamos pelas regras do Google.

A meu ver, esta é a unica forma de melhorar o posicionamento de um site para muitos anos, evitando assim as conhecidas e temidas penalizações do Google. Uma penalização do Google pode acabar com um negócio, o site podendo desaparecer dos resultados de pesquisa.

Vamos melhorar o seu negócio online juntos?